top of page
Buscar

Os líderes empresariais estão investindo em Inteligência Artificial Generativa

  • Eduardo Magalhães
  • 23 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

Atualizado: 23 de ago. de 2023


ree


Mas 88% não têm certeza de seu valor mensurável. As empresas estão empolgadas com a IA generativa, mas lutam para implementar a tecnologia


As empresas estão, sem dúvida, entusiasmadas com a IA generativa. Os gigantes da tecnologia têm se gabado das economias de produtividade proporcionadas pela tecnologia


De acordo com o Boston Consulting Group (BCG), essa tecnologia pode ser também uma grande aliada de empresas de serviço ao consumidor. De acordo com um novo artigo publicado pela consultoria, há uma estimativa de que a IA Generativa, quando implementada em escala, poderá aumentar a produtividade dessa atividade entre 30% e 50% — com horizonte para avançar ainda mais.


Mas agora vem a parte difícil: implementar a tecnologia nos seus processos.

Um novo relatório de uma outra empresa de consultoria, a PwC, entrevistou líderes empresariais nos EUA e descobriu que os seus principais desafios são alcançar valor mensurável a partir da nova tecnologia (88%), o custo de adoção (85%) e a formação de talentos (84%). A PwC entrevistou mais de 700 executivos norte-americanos de alto escalão entre 1º e 8 de agosto.


Ainda assim, os líderes empresariais estão otimistas em relação à IA generativa. 46% dos entrevistados disseram que investirão em IA generativa especificamente nos próximos 12 a 18 meses.


Quem está apostando na IA generativa?


Os setores dos serviços financeiros, das ciências da vida e dos mercados de consumo estão a liderar o ataque. Funções específicas, como operações com clientes, vendas e marketing, criação de software e pesquisa e desenvolvimento, também estão liderando “a corrida inicial em direção à eficiência e ao crescimento com IA”, disse Neil Dhar, codiretor de consultoria da PwC nos Estados Unidos, em entrevista à imprensa. chamada em 21 de agosto.


Algumas empresas, incluindo as do setor de tecnologia, alegaram que substituíram os agentes de atendimento ao cliente por bots de IA . Mas a realidade é que investir em IA generativa é caro, disse Dhar, então as empresas estão descobrindo que tipo de vantagem podem obter da tecnologia e vendo como a IA generativa está impactando seus processos. Além disso, a tecnologia ainda está na sua infância e não existe um manual para treinar os trabalhadores sobre como usar a IA generativa no trabalho.


Pode levar algum tempo, então, até que as empresas realmente liberem o potencial da IA ​​generativa. No momento, os líderes estão “descobrindo onde vão gastar dinheiro, como vão gastar dinheiro e que tipo de retorno virão”, disse Dhar.

 
 
 

Comentários


® 2022 por M2 Gestão e Treinamento Empresarial

  • Wix Facebook page
  • Twitter Classic
bottom of page