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Empresários que adotam a comunicação melhoram o desempenho da empresa

  • Eduardo Magalhães
  • 25 de nov. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 7 de ago. de 2023


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Ter uma comunicação interna clara e objetiva é uma meta que cresce cada vez mais entre líderes e gestores, já que eles entendem que ela é um dos itens mais importantes para alcançar bons resultados dentro de uma organização.


Em função disso, saber como melhorar a comunicação interna é algo buscado com foco por muitos, no intuito de tornar colaboradores e funcionários cada vez mais satisfeitos, motivados e, consequentemente, produtivos.


Comunicação interna é uma ferramenta estratégica que permite toda a interação entre os funcionários de todos os setores da empresa. Basicamente, são ações focadas nos colaboradores para facilitar a transmissão e o compartilhamento das informações estratégicas e relevantes dentro do ambiente de trabalho, seja no formato vertical (liderança e subordinados) ou no formato horizontal (entre os próprios colaboradores do mesmo nível hierárquico dentro da empresa).

Ela pode envolver a transmissão da cultura da empresa, os valores, objetivos ou até mesmo questões mais segmentadas e direcionadas, como feedbacks de desempenho, metas específicas para uma equipe, entre outras questões importantes para manter um relacionamento transparente entre os profissionais.


O principal objetivo da comunicação interna é permitir o trabalho em conjunto e alinhado entre toda a equipe para alcançar os objetivos dos negócios, sejam eles o desenvolvimento de projetos específicos ou o próprio progresso do negócio. Portanto, uma boa comunicação dentro da empresa garante que todos saibam qual é a realidade atual da organização e aonde ela deseja chegar.


Assim, há o aumento da sensação de pertencimento dos colaboradores, proporcionando diversos benefícios. Ela funciona como uma grande ferramenta estratégica para o avanço da empresa, além de ser uma das táticas para reagir positivamente em momentos de crise nos negócios.


Para que você entenda melhor a importância da comunicação interna nas empresas, listamos abaixo os principais benefícios proporcionados:

  • Alinhamento estratégico: garantia que todos os colaboradores saibam aonde a empresa deseja chegar, proporcionando um trabalho mais direcionado e eficaz para gerar bons resultados;

  • Melhora do clima organizacional: um ambiente de trabalho em que os colaboradores não interagem entre si e não há transparência nas relações, é um ambiente muito mais propício a ruídos na comunicação. A comunicação estimula toda a equipe, desenvolve relacionamentos interpessoais, aumenta a sintonia entre os departamentos e aumenta o espírito de trabalho em equipe. Todos esses fatores promovem um clima na empresa mais leve e agradável.;

  • Aumento do engajamento dos colaboradores: Quando os colaboradores atuam em sintonia e alinhados com as metas propostas, eles passam a se identificar mais com a organização e “vestem a camisa” da empresa. Com isso, eles ficam mais engajados no trabalho e passam a buscar melhorias constantes. Basicamente, eles passam a entender que são a peça-chave para o desenvolvimento dos negócios;

  • Aumento da produtividade: Com um bom clima organizacional e o aumento do engajamento dos colaboradores, a produtividade de toda a equipe naturalmente aumenta, pois todos passam a se dedicar mais para alcançar as expectativas da empresa. E quanto maior a motivação e dedicação, maior será a produtividade interna;

  • Facilita a integração de novos colaboradores: Os recém-contratados já iniciam sua jornada conhecendo a história e os valores da organização, sabendo de forma clara quais funções irão desempenhar, além de serem bem recebidos com todas as informações corretas, sem falhas na comunicação. Não podemos esquecer que a transparência nos relacionamentos internos permitem que os novos colaboradores se sintam confortáveis para esclarecer dúvidas, interagir e sugerir novas ideias;

  • Diminuição do turnover: Todos os fatores aqui já citados contribuem para a diminuição da taxa de rotatividade dos colaboradores. Isso porque eles se sentem motivados e engajados, fator que faz com que eles desejem permanecer trabalhando na organização e não tenham motivos para sair. Ou seja, a transparência nas relações faz com que os riscos de desligamento diminuam;

  • Melhora a imagem da empresa: Por fim, a comunicação interna também melhora a imagem da empresa de dentro para fora. Afinal, como foi dito, os colaboradores se sentem parte da empresa, se sentem mais satisfeitos e, assim, passam a transmitir esse sentimento, se tornando embaixadores da marca empregadora. Além disso, uma boa comunicação entre toda a empresa também contribui para o relacionamento com os clientes e até fornecedores, pois eles passam a enxergar como a organização valoriza o diálogo.

Quer melhorar a fluidez dos meios de difusão de informações dentro do seu negócio e otimizar os processos, mas não sabe por onde começar?


Um dos grandes desafios da comunicação interna nas empresas é conseguir a atenção dos colaboradores. Afinal, apesar dos benefícios da tecnologia, ela pode gerar muitas distrações no dia a dia de trabalho. No meio de tantas informações, rotinas e e-mails diversos, pode ser difícil fazer com que o colaborador saiba de fato o que está acontecendo ao seu redor e se atente aos comunicados oficiais da empresa.


Por isso, é fundamental que a organização invista em tecnologias e ferramentas modernas de comunicação interna. Assim, é possível envolver cada vez mais os colaboradores e torná-los mais engajados e produtivos.


Além das tecnologias ultrapassadas, alguns outros desafios também estão presentes nas empresas: falta de habilidade de comunicação dos líderes, falta de recursos, dificuldade para engajar os colaboradores, entre alguns outros que podem prejudicar a relação entre toda a equipe.


Por isso, nossos consultores podem ajudá-los a melhorar a comunicação interna na sua empresa pois, para implementar as ferramentas citadas acima, exige disciplina, foco, continuidade, pois muitos são os desafios e, profissionais externos, conseguem diagnosticar melhor os problemas e, sugerir mudanças comportamentais, interagindo e integrando toda a equipe.


Como fala o ditado popular, que "santo de casa não faz milagres?", pois então, converse conosco, tire suas dúvidas e, solicite uma visita.


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