Consultoria de comércio eletrônico: o que é, e como posso contratar?
- Eduardo Magalhães
- 14 de ago. de 2023
- 6 min de leitura

Os serviços de consultoria especializada em comércio eletrônico (e-commerce), ainda são poucos utilizados pelos negócios online. Muitos empreendedores preferem por fazer tudo sozinhos, utilizando uma estratégia de tentativa e erro. Mas será esse o melhor caminho?
Atualmente no Brasil, mais de 30% das lojas virtuais fecham antes de completar 2 anos. Esse alto índice de mortalidade já é um indicativo que a estratégia solitária não é uma boa alternativa.
Além disso, a operação de um e-commerce exige conhecimentos muito diversificados, como: tecnologia, marketing, vendas, finanças e logística. Em geral, os profissionais que cuidam da gestão da loja virtual não são especialistas em todas essas áreas.
Alguns buscam fazer cursos e aprender (pelo menos o básico) sobre cada parte de uma operação de e-commerce. Isso, com certeza, funciona, mas leva muito tempo. Talvez a loja virtual não tenha forças para sobreviver até o empreendedor estar completamente preparado. A falência pode chegar primeiro.
Então, como resolver esse cenário complexo?
Um consultor de e-commerce altamente treinado, experiente e eficiente sob sua orientação é praticamente uma arma secreta que qualquer proprietário de comércio eletrônico ou empresa on-line pode empregar - dando a você a 'vantagem' que seus concorrentes não podem exceder.
Portanto, independentemente do tamanho do seu negócio, você nunca pode ignorar a importância de ter um par extra de mãos para aliviar o fardo de você!
Com o mundo dos negócios em constante evolução e passando por rápidas mudanças tecnológicas, é crucial que as empresas em todo o mundo – especialmente as do comércio eletrônico – compreendam, empreguem e apliquem eficazmente o poder da tecnologia e um excelente serviço ao cliente.
Todo negócio de e-commerce enfrenta momentos em que o crescimento estagna. Se você está lutando com vendas fixas, a melhor solução pode ser contratar um consultor de comércio eletrônico.
Os consultores de e-commerce trazem conhecimento e experiências externas para seus desafios de negócios. Eles trabalham com lojas de comércio eletrônico de todos os tamanhos, seja em projetos específicos ou em táticas para melhorar o dia a dia.
Veja o que os consultores de e-commerce fazem, como escolher o consultor certo para suas necessidades e uma lista dos principais consultores de comércio eletrônico.
O que é um consultor de comércio eletrônico?
Um consultor de comércio eletrônico é um especialista terceirizado que entende os problemas enfrentados por uma loja online e recomenda melhorias no desempenho do comércio eletrônico.
Muitos consultores de comércio eletrônico baseiam-se na experiência em primeira mão, para aconselhar os comerciantes. Alguns oferecem experiência em nichos específicos da indústria e podem trabalhar eles próprios em soluções como empreiteiros.
O consultor é capaz de oferecer uma visão global, ajudando em diferentes questões, desde as estratégias gerais de venda até as pontuais, como a atração de tráfego.
Esse, inclusive, é um ponto sensível para a maioria dos lojas virtuais. De acordo com o Relatório da Conversion, a principal forma de entrada dos usuários nas lojas virtuais é pelo tráfego direto. Ou seja, as pessoas que digitam o endereço diretamente no navegador. Em segundo lugar está a busca orgânica e , em terceiro, a busca paga.
Para aumentar o tráfego em todas essas formas, uma boa estratégia de marketing é essencial, divulgando o seu negócio para as pessoas certas.
Ficou interessado? Continue lendo e entenda como a consultoria para e-commerce pode ajudar a sua loja virtual a alcançar os resultados esperados!
O que um consultor de comércio eletrônico faz?
A consultoria de e-commerce é um serviço que ajudará a otimizar o seu negócio virtual. O consultor é um especialista do setor e fará análises na sua loja virtual, indicando melhorias e estratégias que ajudem a alcançar os objetivos do negócio.
Assim, o especialista conseguirá propor soluções e estratégias efetivas capazes de, realmente, resolver alguns problemas que seu e-commerce pode apresentar e auxiliar o gestor na tomada de decisões.
Um consultor de e-commerce pode aconselhar empresas em diversas áreas de comércio eletrônico, incluindo:
Designer de Web
Desenvolvimento de produto
Estratégia de marketing
Logística e operações
Venda multicanal
Varejo físico
Novas tecnologias
Legal e conformidade
4 maneiras pelas quais um consultor de e-commerce pode ajudar a expandir seus negócios
Os consultores de e-commerce são especializados em muitas áreas. Aqui estão alguns dos desafios que você pode contratar um consultor de e-commerce para ajudá-lo a superar em seu negócio online .
1. Otimize as taxas de conversão
Para otimizar a taxa de conversão da sua loja, os consultores de e-commerce sugerirão melhorias na experiência do usuário (UX) para facilitar a compra dos clientes.
O objetivo da otimização da taxa de conversão é reduzir os pontos de atrito na jornada de compra dos clientes. O UX, ou experiência do usuário de comércio eletrônico, abrange a experiência geral de alguém que visita sua loja, desde a navegação até o carrinho de compras e o checkout (etapa de finalização do processo de compro em uma loja virtual).
Os consultores auditarão seu site e identificarão áreas com UX ruim, o que pode frustrar os clientes e levar ao abandono do carrinho .
Eles podem recomendar alterações no processo de checkout , como adicionar um checkout com um clique . Eles poderiam implementar um recurso de bate-papo ao vivo em pontos onde seus clientes poderiam se beneficiar do suporte.
2. Expanda o marketing digital
A aquisição de clientes é um foco popular para empresas e consultores de comércio eletrônico. Encontrar maneiras de acessar mercados e públicos pode ser um desafio – é aí que os consultores de comércio eletrônico podem intervir com novas ideias e estratégias para colocar sua empresa na frente de novos clientes.
Os consultores podem ajudá-lo a lançar e veicular anúncios direcionados, auditar canais de marketing digital, desenvolver e monitorar funis de vendas e encontrar novos clientes aproveitando aplicativos.
3. Escolha quais produtos vender
Os consultores de comércio eletrônico podem ajudá-lo a analisar seu estoque e identificar produtos lucrativos. Desenvolvimento de produtos , identificação de novas oportunidades de produtos e trabalho em novas ideias de produtos são áreas nas quais você pode dedicar o tempo de um consultor.
Digamos que você lançou um negócio de venda de xampu e as vendas estagnaram. Então, você decide estender sua linha de produtos adicionando condicionador.
Um consultor de comércio eletrônico pode analisar sua ideia, realizando pesquisas de mercado para ver se vale a pena persegui-la. Eles podem sugerir estratégias alternativas de crescimento mais seguras, como melhorar seu xampu atual.
Um consultor de comércio eletrônico também pode analisar estratégias de preços , encontrar locais para aumentar as margens de lucro ou identificar preços altos que afetam as conversões. Ao precificar um novo produto , os consultores podem ajudá-lo a encontrar um equilíbrio entre lucratividade e acessibilidade.
4. Maximize a lucratividade
Os consultores de comércio eletrônico também podem trabalhar em melhorias gerais para a eficiência do seu negócio para maximizar a lucratividade. Um consultor pode ajudá-lo a:
Negocie contratos para obter melhores negócios em estoque, remessa e software
Auditar os processos de negócios para remover o desperdício
Introduzir ferramentas para automatizar ou delegar tarefas
Crie um roteiro de crescimento
Vantagens de usar um consultor de comércio eletrônico
A principal vantagem da consultoria para e-commerce é o fato de ela ser personalizada.
Um especialista em marketing digital será capaz de analisar de forma neutra e imparcial o seu negócio online e, dessa forma, propor soluções personalizadas, de acordo com as características da sua empresa, mercado e loja virtual.
Ele oferecerá “atalhos” e “hacks” que ajudem no crescimento sustentável do e-commerce, sempre focando na experiência do usuário e nas melhores práticas do setor.
O consultor pode prestar serviços mais técnicos, como otimização de site, até mais amplos, como auxílio na precificação, definição dos canais de divulgação, melhores estratégias de marketing digital etc.
Assim, as vantagens que um serviço desse tipo oferece são inúmeras, como:
Otimização dos investimentos e dos recursos, investindo em ações com bom ROI para o seu segmento e o tipo de negócio virtual que você tem;
Criação de estratégias globais, que integrem diferentes canais e foquem nos diferenciais da sua marca e dos seus produtos e serviços;
Embasamento em resultados (e não em “achismos” que podem trazer prejuízos financeiros e à reputação da sua marca);
Aumento da captação de leads;
Aumento das receitas;
Fortalecimento da identidade de marca;
Melhora na experiência dos clientes;
Melhora nas taxas de conversão;
Entre outros.
Quanto custa um consultor de comércio eletrônico?
Uma consultoria de marketing digital parte de R$ 500,00 mensais, tendo o proprietário como o principal gestor.
Já o custo estimado no mercado de um consultor de comércio eletrônico está entre R$ 20,00 a R$ 200,00 por hora, para a fase inicial, onde fará todo o diagnóstico das vendas digitais da empresa. Nós da M2 Gestão e Treinamento Empresarial, temos também a modalidade outsourcing, para a fase contínua, onde cobramos taxas mensais ou anuais de retenção em troca de um determinado percentual nos resultados, como se fosse um vendedor terceirizado de alta performance em vendas. Leia aqui o nosso blog à respeito.
Os custos do consultor variam dependendo do tamanho, escopo, localização e setor do projeto. Consultores com anos de experiência custarão mais do que consultores juniores, mas podem sugerir soluções que gerem retornos mais elevados a longo prazo.
Como contratar uma consultoria de e-commerce?
Já está convencido que a consultoria de e-commerce é um parceiro importante para melhorar os resultados do seu negócio? Pois, para atingir todos esses pontos, é importante contratar uma empresa séria e responsável.
A M2 Gestão e Treinamento Empresarial, é a parceira ideal para fazer o seu negócio digital alavancar. Somos uma empresa de consultoria empresarial, focada nos setores financeiro e comercial, com parceiros no segmento do marketing digital, focada no aumento das vendas e promoção de empresas físicas e virtuais, por meio de uma gestão inteligente, personalizada e estratégia de negócios, com um marketing digital de alto impacto.
Agora que você já sabe como funciona uma consultoria para e-commerce, que tal dar esse importante passo para o seu negócio digital? Faça um diagnóstico gratuito e descubra como vender mais usando a internet!
%2011_41_30.jpg)



Comentários